quarta-feira, 22 de julho de 2015

Carta de Julius Evola sobre Aleister Crowley



  • Guenon explica mais sobre a impecabilidade
  • Guénon se expande sobre os poderes de feiticeiros e que ninguém está a salvo de suas magias
  • Guenon oferece opiniões sobre Thomas Palamidessi, Carl Jung, Meher Baba, a Golden Dawn, e Aleister Crowley
29 de outubro de 1949
Cairo, Egito
Recebi sua carta de 4 de Setembro cerca de oito dias; Gostaria de saber se você fosse capaz de alcançar Eliade, embora eu corri para lhe enviar o seu endereço no Capri. Pouco tempo depois que eu escrevi, eu sabia que ele já tinha voltado a Paris; parece que ele não tomou um longo férias.
[Discussões e reclamações sobre a publicação e editores omitido]
Artigo 's Abdul-Hadi, que eu falei sobre, intitulado páginas dedicadas a Mercury, foi republicado em "Etudes Traditionnelles", mas eu percebi que só ocorreu após a guerra, o que explica a razão pela qual você não está familiarizado com ele.
Quanto a "impecabilidade", escusado será dizer que ele deve pertencer igualmente a todos os que atingiram um certo nível espiritual. Mas, excluindo o caso da missão profética, a posse de tal preocupações estatais só essa mesma pessoa recebeu, e ninguém mais pode falar sobre o seu mérito ou se preocupam com isso, daí a ausência de toda afirmação explícita a este respeito em ortodoxa doutrina.
Se eu aprender alguma coisa sobre Leon de Poncins, eu vou deixar você sabe, mas eu ainda não sei o que aconteceu com ele. Eu acreditei, eu já não sei exatamente por que, que teve de retirar-se para a Suíça durante a guerra, mas não foi capaz de confirmar isso.
Em relação malefícios, há uma grande diferença entre os verdadeiros feiticeiros como aqueles com os quais ele teve de lidar com e ocultistas simples. Este último, apesar de todas as suas pretensões, não chegar a qualquer resultado eficaz. Não têm sido muitas vezes alguns deles que tentou fazer algo contra mim e, também gosto de você, eu nunca ouvi nada sobre isso em tudo.
Por outro lado, quando você pensa que as coisas desse tipo não deve ser capaz de atacar aqueles que têm uma verdadeira vocação espiritual (mas eu não acho, porém, que pode ser dito ter sido o caso de Leon de Poncins), também é necessário fazer uma distinção: se você quer falar do lado psíquico e mental, você está absolutamente correto, mas as coisas são completamente diferentes do ponto de vista corporal e qualquer um pode ser atingido sempre a este respeito. Além disso, uma vez que tem sido passado de que alguns feiticeiros conseguiram revoltante o próprio Profeta, eu nem sequer ver quem poderia se orgulhar de ser segura a partir de seus ataques.
Thomas Palamidessi, cujos escritos você inseriu em você carta é mais uma vez, obviamente, outro charlatão do tipo daqueles que atualmente são abundantes em todos os lugares. Mas o que é surpreendente é que ele novamente se apropriou idéias encontradas em seus e outro de livros, para usá-los de uma forma que só pode desacreditá-los; Em tais condições, os trabalhos da Publica não deve requerer muito esforço para escrever.
Eu ouvi sobre Meher Baba, no passado, e seu voto de silêncio, o que não parece impedi-lo de responder de outras formas para as perguntas que são feitas a ele, mas eu não sabia que ele tenha voltado a surgir nos últimos tempos. Eu não sei se ele já foi associado a qualquer organização iniciática regular, mas parece duvidoso para mim, porque ele é um Parsi. Nada do tipo parece existir entre os parsis da Índia, que, além disso, ter conservado apenas fragmentos bastante incompletos de sua tradição (falo dos Parsis da Índia, porque os da Ásia Central têm bastante outro conhecimento, mesmo que mantê-lo escondido) .
Estou bastante espantado com o quanto você me dizer em relação à Karoly Kerenyi, porque eu me lembro que no passado ele tinha falado muito favoravelmente sobre mim; que tinha que ser em 1939 ou 1940, e naquela ocasião ele me enviou o seu livro Religion na Antiguidade. Por outro lado eu revi-lo, mas por causa da suspensão de "Etudes Traditionnelle", eu era capaz de publicá-lo somente após a sua retomada.
Quanto a Carl Jung, sua influência infelizmente está a ganhar terreno em todos os lugares, em França como na Itália e na Suíça, e ele parece-me ainda mais perigoso do que Freud por causa de sua pretensão pseudo-espiritual. Recentemente eu tive que escrever um artigo sobre as deformações da própria idéia de Tradição provocada por sua teoria do "inconsciente coletivo".
A Golden Dawn era uma organização hermética auto-denominado que, fundamentalmente, não parecem ter um caráter muito sério, porque foi desde os seus primórdios uma mistificação autêntica. É verdade que isso poderia servir para esconder algumas coisas bastante suspeitos. Internamente, o papel princípio foi desenvolvido por MacGregor e sua esposa (irmã de Bergson). Só muito mais tarde foi Crowley apresentou a ele, como ele também fez em muitas outras coisas. Mesmo quando não era sobre um tanto insignificantes pseudo-iniciações (talvez ele não era de todo o caso para a Golden Dawn), seu envolvimento introduzido influências verdadeiramente sinistras para ele, se de fazer dele algo muito mais perigoso. A Golden Dawn deixou de existir, na sequência de um mal-entendido entre os seus membros, mas uma parte deles seguiu-o com o nome de Stella Matutina.
Para voltar a Aleister Crowley, o que você me disse que me lembra a história que transformou-se em 1931 (eu acredito que, pelo menos, essa foi a data exata): enquanto ele estava em Portugal, ele desapareceu de repente. Eles descobriram suas roupas na fronteira do mar, algo que os fez acreditar que ele havia se afogado. Mas foi apenas uma morte simulada, uma vez que eles já não estavam preocupados com ele e não tentar descobrir onde ele tinha ido. Na verdade, ele foi a Berlim para desempenhar o papel de conselheiro secreto de Hitler, que estava então no seu início. É provavelmente isso que deu origem a certos contos sobre a Golden Dawn, mas na realidade foi apenas cerca de Crowley, porque não parece que um certo coronel Inglês chamado Etherton, que era então o seu "colega", já tinha tido a relação menos com essa organização.
Um pouco mais tarde, Crowley fundou o Saturn-Lodge, na Alemanha; você já ouviu falar dele? Lá, ele chamou a si mesmo Mestre Therion, e sua assinatura era de mega Therion (a Grande Besta), algo que em grego dá exatamente o valor numérico 666.

Nenhum comentário: